Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano, é recebido pelo oficial Kim Yong Chol ao chegar em Pyongyang (Andrew Harnik/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 7 de julho de 2018 às 11h39.
Última atualização em 7 de julho de 2018 às 11h42.
Pyongyang - O ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte afirmou há pouco que as conversas com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, foram "lamentáveis". Ele ainda acusa a Casa Branca de pressionar unilateralmente o país a abandonar suas armas nucleares.
A declaração de um porta-voz do Ministério ocorreu horas depois de Pompeo concluir dois dias de conversações com autoridades norte-coreanas lideradas por Kim Yong Chol.
Os norte-coreanos dizem que os Estados Unidos traíram o espírito da reunião do mês passado entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, fazendo exigências unilaterais sobre a completa, verificável e irreversível desnuclearização da Coreia do Norte.
Ele diz que o resultado das conversas de acompanhamento foi "muito preocupante", porque levou a uma "fase perigosa que pode chocar nossa disposição pela desnuclearização, que estava firme". (Caio Rinaldi, com Associated Press)