Mundo

Ministro israelense da Energia é acusado de abuso sexual

Ministro israelense da Energia, provável candidato à sucessão do presidente Shimon Peres, foi acusado de agressão sexual por uma ex-funcionária

O ministro israelense da Energia, Sylvan Shalom: atos denunciados teriam acontecido em 1999 (Moshe Milner/AFP)

O ministro israelense da Energia, Sylvan Shalom: atos denunciados teriam acontecido em 1999 (Moshe Milner/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 16h51.

Jerusalém - O ministro israelense da Energia, Sylvan Shalom, provável candidato à sucessão do presidente Shimon Peres, foi acusado de agressão sexual por uma ex-funcionária, informou a imprensa local.

A suposta vítima, que trabalhou para Shalom, anunciou ter apresentado uma queixa. A polícia indicou à AFP "que tem analisado as alegações apresentadas contra um ministro", sem dar mais detalhes.

Os meios de comunicação lembraram do recente caso do ex-presidente Moshé Katzac, que cumpre condenação desde de dezembro de 2011 por abuso sexual.

Os atos denunciados teriam acontecido em 1999, quando Shalom era ministro das Ciências.

Em entrevista à rádio militar, uma antiga funcionária contou que o ministro tinha se insinuado após pedir a ela para que levasse documentos em seu quarto de hotel em Jerusalém.

O ministro, nu, tentou agarrá-la, segundo a denunciante.

O acusado não poderá ser processado por esta denúncia, porque esse tipo de crime prescreve em dez anos em Israel. Mas a polícia registrou a queixa de seis outras vítimas que teriam sido assediadas por Shalom, segundo a imprensa.

A rádio militar informou que tinha recebido nesta segunda-feira "vários testemunhos" de mulheres que afirmam terem sido vítimas de agressões sexuais por parte de Shalom.

O escândalo vem à tona em um péssimo momento para o ministro. O Knesset (Parlamento) deve eleger no dia 14 de junho o sucessor de Shimon Peres à frente do Estado de Israel.

Shalom, do partido nacionalista Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, não apresentou oficialmente sua candidatura, mas estava prestes a fazê-lo.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeIsraelOriente Médio

Mais de Mundo

Superiate naufragado na Itália pode guardar 'dados confidenciais' e senhas de governos nos cofres

Governo libanês ativa plano de emergência nacional após intensos bombardeios de Israel

Cruz Vermelha mobiliza todos os postos de ambulância no Líbano após ataques israelenses

Israel descarta incursão terrestre no Líbano e estabelece metas na ofensiva contra o Hezbollah