Mundo

Ministro grego critica notícia sobre hipótese de calote

Evangelos Venizelos reafirmou o compromisso da Grécia de atingir as metas de déficit e criticou a imprensa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2011 às 09h28.

Atenas - O ministro das Finanças da Grécia disse serem contraproducentes as informações distribuídas na mídia sugerindo que o país avalia um default (calote) programado, com perdas de 50% aos credores. Embora não tenha negado diretamente, Evangelos Venizelos reafirmou o compromisso da Grécia de atingir as metas de déficit e dar prosseguimento a uma agenda ambiciosa de reformas, como o prometido a seus parceiros europeus.

"Todas as outras discussões, rumores, comentários e cenários, que tirem a atenção do objetivo central e das obrigações políticas da Grécia, são um desserviço à nossa causa comum europeia", disse o ministro em nota.

O jornal Ta Nea publicou hoje que o ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse a parlamentares do seu partido que o país enfrenta o risco de um default desordenado e que sugeriu um possível desconto de 50% na dívida do país. De acordo com o jornal Ta Nea, esse seria um dos três cenários apresentados por Venizelos aos parlamentares do Partido Socialista. Os demais seriam: o prosseguimento aos compromissos assumidos pela Europa na cúpula de 21 de julho, estendendo um novo pacote de ajuda aos gregos acompanhado do programa voluntário de troca da dívida; ou o calote desordenado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaCrises em empresasGréciaCrise gregaDívida públicaCalote

Mais de Mundo

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur