Mundo

Ministro garante boas condições de trabalho em Belo Monte

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o consórcio garantiu alojamentos adequados

Canteiro da Usina de Jirau: Conflitos nas obras servirão como experiência para evitar novos problemas (Fernanda Preto/Veja)

Canteiro da Usina de Jirau: Conflitos nas obras servirão como experiência para evitar novos problemas (Fernanda Preto/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 15h40.

Brasília – Em coletiva hoje (1º), após a liberação da licença de instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que haverá condições de trabalho adequadas para os empregados no canteiro de obras da usina.

Segundo ele, o consórcio responsável pela construção apresentou ao governo detalhes da organização dos canteiros. “Do ponto de vista das instalações e das condições de trabalho a obra poderá transitar sem maiores problemas. Os alojamentos definitivos são adequados e não se terá uma concentração tão acentuada de trabalhadores no mesmo alojamento. Eles estarão divididos em três canteiros.”

Carvalho disse que governo e empresas aprenderam com as obras da usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, ambas em Rondônia, e usarão a experiência adquirida para evitar que novos conflitos. Ele lembrou também que estão em curso discussões e assinaturas de acordos para a garantia de trabalho decente em grandes obras. Essas discussões começaram após os conflitos nos canteiros de obras de Santo Antônio e Jirau, que levaram à paralisação temporária das duas obras.

“Tudo isso está sendo adequadamente discutido e estamos seguros de que serão criadas boas condições de trabalho”, afirmou Gilberto Carvalho.

Na coletiva foram anunciadas medidas socioambientais para reduzir o impacto das obras da usina de Belo Monte. Também participaram o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteDireitosEnergia elétricaHidrelétricasLicenças ambientaisMercado de trabalhoUsinas

Mais de Mundo

Irã rejeita proposta dos EUA para negociações diretas sobre programa nuclear

Israel mata quase 50 palestinos nas últimas 24h em Gaza

Reino Unido denuncia que Israel deteve e impediu a entrada de parlamentares britânicas

Ataque russo com mísseis deixa um morto e três feridos em Kiev