Mundo

Ministro francês não conhecia circular de expulsão de cigano

Em 28 de julho, Nicolas Sarkozy ordenou que, em 3 meses, 300 acampamentos ilegais fossem esvaziados, prioritariamente os de ciganos

O ministro francês da Imigração, Eric Besson: na quinta-feira (9/9), a autoridade tinha negado a existência de um plano contra os ciganos (Martin Bureau/AFP)

O ministro francês da Imigração, Eric Besson: na quinta-feira (9/9), a autoridade tinha negado a existência de um plano contra os ciganos (Martin Bureau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 12h47.

Paris - O ministro francês da Imigração, Eric Besson, afirmou nesta segunda-feira que não estava a par de uma circular divulgada em 5 de agosto pelo ministério do Interior sobre o fim dos acampamentos ilegais, "prioritariamente os de ciganos". "Não conhecia esta circular", afirmou Besson ao canal France 2.

"Não era destinatário da mesma e, portanto, não tinha motivo para conhecê-la", completou.

"Em 28 de julho, o presidente da República fixou objetivos precisos para a evacuação dos acampamentos ilegais: 300 acampamentos ou implantações ilegais devem ser esvaziados nos próximos três meses, prioritariamente os de ciganos", afirma a circular divulgada pelo ministério do Interior que dirige Brice Hortefeux.

Na quinta-feira, Besson negou a existência de um "plano específico contra os ciganos" e insistiu que as expulsões estão dirigidas contra os "estrangeiros em situação irregular", que devem retornar a seus países, mesmo os Estados da União Europeia (UE).

Romênia e Bulgária integram a UE desde 2007.

Após o discurso pronunciado no fim de julho pelo presidente francês Nicolas Sarkozy em Grenoble, endurecendo a política migratória, dezenas de acampamentos ilegais de ciganos - de origem búlgara ou romena - foram desmantelados pela polícia e mais de mil pessoas foram expulsas do país.

No total, 8.300 ciganos foram expulsos da França desde o início de 2010. A expulsão é acompanhada de uma ajuda de quase 300 euros.

Leia mais notícias sobre a França

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaFrançaUnião EuropeiaCiganos

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição