Mundo

Ministro dos Transportes exonera superintendente do Dnit

A demissão de Nilton de Brito ocorre no momento em que o órgão, ligado ao Ministério dos Transportes, é alvo de denúncias de irregularidades

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, depõe na Câmara sobre as denúncias: já foram demitidas 28 pessoas do ministério e dos órgãos vinculados (Antônio Cruz/ABr)

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, depõe na Câmara sobre as denúncias: já foram demitidas 28 pessoas do ministério e dos órgãos vinculados (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 08h52.

Brasília – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, exonerou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Nilton de Brito. A portaria com a exoneração está publicada hoje (19) no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a exoneração atendeu a pedido de Brito.

A demissão do superintendente do Dnit ocorre no momento em que o órgão, ligado ao Ministério dos Transportes, é alvo de denúncias de irregularidades. A partir das denúncias até o início deste mês, foram demitidas 28 pessoas do ministério e dos órgãos vinculados. No fim de julho, o então diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, pediu demissão do cargo.

Antes de deixar o comando do departamento, Pagot foi ao Congresso e negou todas as denúncias sobre a existência de um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por funcionários do Ministério dos Transportes e de órgãos vinculados à pasta. No último dia 4, o Diário Oficial da União publicou a nomeação de três diretores em “caráter excepcional e transitório”.

Os três diretores são funcionários de carreira e ocuparão funções estratégicas. No começo do mês, O Dnit nomeou Luiz Heleno Albuquerque Filho para a Diretoria Executiva; Eloi Angelo Palma Filho para a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária; e Marcelo Almeida Pinheiro Chagas para a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoDnitEscândalosFraudesGoverno DilmaMinistério dos Transportes

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega