Mundo

Ministro do Vietnã anuncia visita à Coreia do Norte

A reunião será sobre a segunda cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump, no final de fevereiro

EUA-Coreia do Norte: os líderes dos dois países vão se reunir em Hanói nos dias 27 e 28 de fevereiro (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

EUA-Coreia do Norte: os líderes dos dois países vão se reunir em Hanói nos dias 27 e 28 de fevereiro (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 11h08.

Ho Chi Minh — O ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Pham Binh Minh, realizará nesta semana uma visita oficial de três dias à Coreia do Norte, onde se reunirá com seu colega norte-coreano, Ri Yong-ho, informou nesta segunda-feira a Chancelaria do país.

A visita, que se prolongará de 12 a 14 de fevereiro, acontece dois meses depois da viagem oficial que Ri realizou a Hanói para explorar o modelo de abertura econômica empreendido pelo Vietnã nas últimas três décadas.

Ambos chanceleres se reunirão em Pyongyang apenas duas semanas antes da cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que acontecerá em Hanói 27 e 28 de fevereiro.

Este será o segundo encontro entre Trump e o herdeiro da dinastia dos Kim, após a cúpula realizada em Singapura em junho do ano passado.

O líder norte-coreano poderia aproveitar a cúpula de Hanói para fazer uma visita de Estado ao Vietnã.

Apesar dos vínculos históricos bilaterais, esta seria a primeira viagem de um líder norte-coreano ao país desde a reunificação do Vietnã em 1975, ao final da guerra entre o comunista Vietnã do Norte e o pró-ocidental o Vietnã do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unVietnã

Mais de Mundo

Morte do Papa João Paulo II completa 20 anos

EUA anuncia o envio do segundo porta-aviões ao Oriente Médio em meio à escalada de tensões na região

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas