Mundo

Ministro do Itamaraty recebe chanceler equatoriano

Luiz Alberto Figueiredo recebeu o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, em Brasília


	O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo: nenhum dos ministros conversou com jornalistas depois da reunião
 (Evaristo Sa/AFP)

O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo: nenhum dos ministros conversou com jornalistas depois da reunião (Evaristo Sa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 13h35.

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, recebeu o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, que viajou depois para Buenos Aires, a última parada de uma viagem que incluiu escalas na Guatemala e em quatro países do Caribe.

Nenhum dos ministros conversou com jornalistas depois da reunião, realizada em Brasília, sobre a qual fontes oficiais disseram à Agência Efe ter sido "profunda e muito cordial".

Patiño comentou o encontro em sua conta no Twitter. "Duas horas de amplas coincidências com o ministro das Relações Exteriores do Brasil Luis A. Figueiredo", escreveu Patiño.

As fontes consultadas pela Efe explicaram que os ministros analisaram mais detalhadamente a agenda regional, que inclui a próxima Cúpula da Comunidade de Estados da América Latina e o Caribe (Celac), que será realizada entre 28 e 29 de janeiro em Havana.

E discutiram outros assuntos relativos à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e alguns aspectos das relações bilaterais, centrados nas possibilidades de ampliar troca comercial entre os dois países, que ano passado chegou aos US$ 961 milhões.

O chanceler equatoriano acrescentou que em três dias "de intenso trabalho diplomático" visitaria Brasil e Argentina, República Dominicana, Haiti, Guatemala e São Vicente e Granadinas.

Na terça-feira, após terminas sua viagem pela América Central e Caribe, Patiño escreveu no Twitter: "Agora caminho a Brasília e depois a Buenos Aires. A diplomacia direta é fundamental, assim se buscam e se alcançam consensos".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorItamaratyLuiz Alberto FigueiredoMinistério das Relações Exteriores

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones