Mundo

Ministro diz que a Itália corre o risco de entrar em recessão

Segundo as últimas previsões da OCDE publicadas na segunda-feira, a economia italiana sofrerá uma contração de 0,5% no próximo ano

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Corrado Passera "vivemos um momento muito difícil e é certo que corremos o risco de entrar em recessão" (Giuseppe Cacace/AFP)

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Corrado Passera "vivemos um momento muito difícil e é certo que corremos o risco de entrar em recessão" (Giuseppe Cacace/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 09h28.

Roma - A Itália corre o risco de entrar em recessão, alertou nesta quinta-feira o ministro do Desenvolvimento Econômico, Corrado Passera.

"Vivemos um momento muito difícil e é certo que corremos o risco de entrar em recessão", declarou o ministro, insistindo nas causas externas da degradação da conjuntura econômica.

Segundo as últimas previsões da Organização para a Cooperação Econômico (OCDE) publicadas na segunda-feira, a economia italiana sofrerá uma contração de 0,5% no próximo ano.

No entanto, as últimas previsões oficiais do governo precedente, dirigido por Silvio Berlusconi, datadas de setembro, prognosticaram um crescimento de 0,6% em 2012.

As últimas estatísticas publicadas na Itália - aumento do desemprego a 8,5% em outubro, recuo do consumo e da produção industrial no terceiro trimestre - apoiam as previsões de inúmeros economistas, segundo os quais a economia italiana já começou a sofrer uma contração.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoCrises em empresas

Mais de Mundo

Autoridades portuguesas interceptam submarino com 1,7 tonelada de cocaína

Petro alerta para 'colapso climático' se EUA não descarbonizar economia

Nancy Pelosi, 1ª mulher a presidir Câmara dos EUA, anuncia aposentadoria

'É hora de acabar com distância entre diplomatas e mundo real', diz Lula na COP30