Mundo

Ministro de Economia alemão prevê crescimento em torno de 2% em 2011

País fechou 2010 com o maior crescimento desde a reunificação

O aumento das exportações e a recuperação da demanda interna garantem o crescimento alemão (Fabian Bimmer/AFP/Reprodução)

O aumento das exportações e a recuperação da demanda interna garantem o crescimento alemão (Fabian Bimmer/AFP/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2011 às 14h10.

Berlim - O ministro de Economia alemão, Rainer Brüderle, adiantou nesta quinta-feira uma correção para cima da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2011, ao afirmar que este pode se situar em torno de 2%.

"Há boas perspectivas de que em 2011 o crescimento se aproxime de 2%", indicou o ministro, à espera de que na quarta-feira da próxima semana sejam apresentadas as novas previsões econômicas governamentais.

Até agora, a equipe econômica do Governo de Angela Merkel partia de um crescimento de 1,8%, de acordo com as estimativas apresentadas no fim do ano passado.

A Alemanha registrou, em 2010, um crescimento do PIB de 3,6%, impulsionado pelo bom funcionamento das exportações e pela demanda interna, de acordo com os números apresentados nesta quarta-feira pelo Escritório Federal de Estatística (Destatis).

Foi o maior aumento do PIB desde a reunificação do país há duas décadas, o que também duplicou o crescimento médio da União Europeia (UE) este ano.

Este espetacular aumento do crescimento econômico alemão sucede o retrocesso de 4,7% do PIB com que a primeira economia europeia fechou 2009.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIBUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia