Mundo

Ministro da Justiça assume e promete combate a corrupção

José Eduardo Cardozo pretende fazer aliança com as secretarias estaduais de segurança pública

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2011 às 13h33.

O novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assumiu o cargo hoje e prometeu combate a corrupção, ao crime organizado e aliança com as secretarias estaduais de segurança pública. "A Polícia Federal não pode ser a polícia de um governo, deve ser a polícia do Estado brasileiro", disse num discurso de 30 minutos.

A cerimônia de posse de Cardozo foi prestigiada por autoridades do judiciário, como os ministros do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowski, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, o procurador-geral Roberto Gurgel e por ministros do governo Dilma Rousseff. O deputado Paulo Maluf do PP também estava presente.

No discurso, Cardozo fez uma longa homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agradeceu Dilma por ter sido escolhido para o cargo de ministro. O ministro fez uma homenagem especial a ex-prefeita de São Paulo e deputada Luiza Erundina (PSB), de quem Cardozo foi secretário na prefeitura. Erundina, presente à cerimônia, foi aplaudida de pé.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaJustiçaPolícia Federal

Mais de Mundo

Mais comércio e diplomacia: os planos do novo embaixador da Noruega no Brasil

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden