Mundo

Ministro da Fazenda mexicano renuncia e apresenta pré-candidatura

Em ato público, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, aceitou a demissão e destacou seu trabalho como ministro

Peña Nieto (à direita) abraça o ministro Jose Antonio Meade: ele também liderou as pastas de Relações Exteriores e Desenvolvimento Social (Henry Romero/Reuters)

Peña Nieto (à direita) abraça o ministro Jose Antonio Meade: ele também liderou as pastas de Relações Exteriores e Desenvolvimento Social (Henry Romero/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 18h15.

O ministro da Fazenda do México, José Antonio Meade, apresentou nesta segunda-feira (27) sua renúncia ao cargo e disse que vai se candidatar à presidência do país pelo governista Partido Revolucionário Institucional (PRI).

"Vou solicitar meu registro como pré-candidato à presidência da República pelo Partido Revolucionário Institucional", anunciou Meade em um evento de despedida dos funcionários do Ministério.

Em ato público, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, aceitou a demissão e destacou seu trabalho como ministro, enquanto escolheu para seu lugar o diretor da petroleira estatal Pemex, José González Anaya.

"Agradeço sua dedicação, sua entrega e seu compromisso e lhe desejo o maior dos sucessos no projeto que decidiu empreender", disse Peña Nieto.

Meade também liderou as pastas de Relações Exteriores e Desenvolvimento Social durante a administração atual. Ele ainda foi titular de Energia e da Fazenda no governo do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012), do Partido Ação Nacional, de oposição.

Seu substituto, González Anaya, foi responsável pela organização financeira e modernização das operações da Pemex, destacou Peña Nieto, que antes tinha ocupado a presidência do Instituto Mexicano da Previdência Social.

Para a direção da Pemex, o presidente indicou Carlos Alberto Treviño, que estava na direção corporativa de administração e serviços da petroleira.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGovernoMéxico

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo