Mundo

Ministra Theresa May anuncia candidatura a suceder Cameron

May prometeu que, se vencer, não adiantará as eleições legislativas, previstas para 2020, e esperará o próximo ano para ativar o artigo 50


	Theresa May: "Reuni vocês aqui para anunciar minha candidatura", disse May em um ato em Londres
 (Dylan Martinez / Reuters)

Theresa May: "Reuni vocês aqui para anunciar minha candidatura", disse May em um ato em Londres (Dylan Martinez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2016 às 08h21.

A ministra do Interior britânica, Theresa May, favorita a suceder David Cameron, oficializou nesta quinta-feira sua candidatura a líder do Partido Conservador e primeira-ministra.

"Reuni vocês aqui para anunciar minha candidatura", disse May em um ato em Londres, garantindo que é a pessoa ideal para "unir e governar no melhor interesse" do Reino Unido após a vitória do Brexit no referendo sobre a União Europeia de 23 de junho.

May prometeu que, se vencer, não adiantará as eleições legislativas, previstas para 2020, e esperará o próximo ano para ativar o artigo 50 dos tratados europeus para romper com a UE.

A ministra, de 59 anos e no governo desde 2010, também disse que não há volta na decisão de romper com a UE: "Brexit significa Brexit", afirmou.

May competirá, entre outros, com o ministro da Justiça, Michael Gove, e todos os olhares agora estão voltados para Boris Johnson, ex-prefeito de Londres e principal rosto da campanha Brexit, que deverá anunciar sua candidatura antes do meio-dia local, quando o prazo é encerrado.

Como há mais de um candidato, os deputados elegerão dois finalistas. Ambos serão, então, submetidos ao voto dos 150.000 afiliados. No dia 9 de setembro será conhecido o novo líder conservador e primeiro-ministro.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDavid CameronEuropaPaíses ricosPartidos políticosReino Unido

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala