Mundo

Ministra Rosa Weber toma posse no STF

A nova ministra ocupa o lugar deixado por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto

Rosa Weber é a segunda indicação de Dilma para a Corte (Antonio Cruz/Abr)

Rosa Weber é a segunda indicação de Dilma para a Corte (Antonio Cruz/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 18h55.

Última atualização em 19 de março de 2018 às 13h28.

Brasília - A ministra Rosa Weber assumiu hoje (19), no Supremo Tribunal Federal, a vaga para a qual foi indicada pela presidente Dilma Rousseff. Ela ocupa o lugar deixado pela ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. A cerimônia foi rápida e a ministra não discursou. Depois da posse, o presidente da casa, Cezar Peluso, apresentou o relatório de encerramento do ano judiciário no STF.

Rosa Weber é a segunda indicação de Dilma para a Corte – o primeiro foi Luiz Fux, que tomou posse em março deste ano. A presidente, no entanto, não compareceu porque tinha outro compromisso no mesmo horário, mas foi representada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Ministra do Tribunal Superior do Trabalho desde 2006, Rosa Weber foi indicada para a vaga no STF no dia 7 de novembro. Foi sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado um mês depois e teve o nome aprovado em plenário no dia 13 de dezembro. A nomeação saiu em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quinta-feira (15), restando três dias para a preparação da posse.

Entre os cerca de 400 convidados, também estavam os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). O único ministro do STF que não participou da posse foi Gilmar Mendes, que está na Itália, onde foi eleito para integrar o Conselho da Comissão de Veneza. Ellen Gracie enviou uma mensagem, por meio de Peluso, informando que não conseguiu chegar a Brasília devido ao mau tempo no Rio de Janeiro, onde mora.

No ano que vem, duas vagas serão abertas no STF com as aposentadorias compulsórias de Carlos Ayres Britto e de Cezar Peluso, que completam 70 anos.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaPolíticaRosa WeberSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha