Mundo

Ministra defende equilíbrio no debate sobre pacto federativo

Ideli Salvatti defendeu o equilíbrio na discussão do Congresso sobre propostas relacionados ao novo pacto, como a unificação do ICMS


	Ideli Salvatti: a ministra frisou que as questões relativas ao pacto federativo são 'prioridade' não só para o governo como também para o país
 (Elza Fiuza/ABr)

Ideli Salvatti: a ministra frisou que as questões relativas ao pacto federativo são 'prioridade' não só para o governo como também para o país (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 11h57.

Brasília – A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, defendeu hoje (20) equilíbrio no debate das propostas relacionadas ao novo pacto federativo, como a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em discussão no Congresso.

“Essas discussões federativas são sempre muito acaloradas, diga-se os royalties. Vamos ter que ter muita paciência para ir construindo os acordos. Temos uma equação que precisa ser fechada porque é impossível todos ganharem”, disse a ministra em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação.

Ideli Salvatti frisou que as questões relativas ao pacto federativo são 'prioridade' não só para o governo como também para o país. “Esses temas são prioridade para o país. A unificação da alíquota do ICMS vai ser benéfica porque acaba com a guerra fiscal e também porque reduz a alíquota que está hoje entre 12% e 7%. A proposta é de caminharmos para ter uma alíquota única de 4%”, pontuou.

A ministra ressaltou ainda que a modificação na alíquota do ICMS vai ajudar o Brasil a ser mais competitivo. “Temos que ir aprovando com equilíbrio. A presidenta está muito obstinada nessa história de competitividade. [A unificação] é também da lógica da redução da carga tributária, que é tão importante para a competitividade do país”.

Hoje, os prefeitos das capitais estarão reunidos no Congresso com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir o novo pacto federativo. Na semana passada, os governadores apresentaram ao Parlamento uma série de propostas sobre o tema.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaICMSIdeli SalvattiImpostosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada