Mundo

Ministério Público apresenta 11ª ação contra Belo Monte

O órgão pede a suspensão da licença de instalação concedida pelo Ibama

Indígenas protestam contra Belo Monte no Congresso: MPF alega que que condicionantes no levantamento das famílias atingidas não foram cumpridas pelo consórcio empreendedor (José Cruz/ABr)

Indígenas protestam contra Belo Monte no Congresso: MPF alega que que condicionantes no levantamento das famílias atingidas não foram cumpridas pelo consórcio empreendedor (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 14h32.

Brasília - Na 11ª ação civil pública ajuizada contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), o Ministério Público Federal (MPF) no Pará pede a suspensão da licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na semana passada. A ação aponta o descumprimento das condições prévias exigidas para preparar a região para os impactos ambientais e sociais da obra.

O MPF, com base em um parecer técnico do Ibama, argumenta que condicionantes nas áreas de saúde, educação, saneamento, navegabilidade e no levantamento das famílias atingidas não foram cumpridas pelo consórcio empreendedor. Segundo o MPF, o Ibama concedeu a licença de instalação considerando as condicionantes como estando em fase de cumprimento ou parcialmente atendidas.

Para o Ministério Público, ao não conferir as exigências que o próprio órgão ambiental impôs à usina de Belo Monte, o Ibama atingiu o “limite da irresponsabilidade” e que a criação de conceitos flexíveis para avaliar as condicionantes serve apenas ao interesse da empresa responsável pela obra. “Mas não serve, em absoluto, ao interesse da sociedade amazônica e brasileira, que esperavam ver um licenciamento rigoroso e exemplar para a obra que vai consumir o maior volume de recursos públicos dos últimos 30 anos”, diz o MPF na ação.

De acordo com o procurador da República no Pará Ubiratan Cazetta, das 11 ações impetradas, apenas uma foi julgada até o momento.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaMeio ambienteBelo MonteUsinasHidrelétricasIbamaProcessos judiciaisLicenças ambientais

Mais de Mundo

Maduro chama María Corina de 'bruxa demoníaca' após Nobel da Paz

Hamas liberta todos os reféns sobreviventes após dois anos de conflito, diz Israel

China critica EUA e ameaça contramedidas: 'não temos medo de uma guerra comercial'

Trump diz que 'a guerra acabou' ao chegar no Parlamento de Israel