Mundo

Militar dos EUA pede cautela com apaziguamento da Coreia do Norte

Alerta ocorre após o líder norte-coreano, Kim Jong Un, afirmar que está aberto ao diálogo com a Coreia do Sul

Kim Jong-Un: líder norte-coreano disse que pode mandar uma delegação para a Olimpíada de Inverno, que acontece em solo sul-coreano em fevereiro (KCNA/Reuters)

Kim Jong-Un: líder norte-coreano disse que pode mandar uma delegação para a Olimpíada de Inverno, que acontece em solo sul-coreano em fevereiro (KCNA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 12h55.

Seul - O chefe das forças norte-americanas na Coreia do Sul alertou nesta quinta-feira para que ninguém deposite muitas esperanças no gesto de apaziguamento da Coreia do Norte, ocorrido em meio a uma guerra de palavras entre os Estados Unidos e o regime recluso devido aos programas nuclear e de mísseis deste último.

Em um pronunciamento de Ano-Novo, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse estar aberto ao diálogo com a Coreia do Sul, aliada de Washington, e que pode mandar uma delegação para a Olimpíada de Inverno, que acontece em solo sul-coreano em fevereiro.

Kim também alertou que seguirá com a "produção em massa" de ogivas nucleares, levando adiante um programa de armas que desafia sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em resposta, na terça-feira Seul propôs conversas de alto nível em um vilarejo fronteiriço, e na quarta-feira as duas Coreias reativaram uma linha telefônica de fronteira que estava desligada desde fevereiro de 2016.

"Precisamos manter nossas expectativas no nível apropriado", disse o comandante das Forças dos Estados Unidos na Coreia, general Vincent Brooks, durante um discurso feito em uma universidade de Seul, segundo a agência de notícias Yonhap.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e Kim Jong Un trocaram diversas declarações beligerantes nos últimos meses, provocando alarme em todo o mundo, e em algumas ocasiões Trump desdenhou a perspectiva de uma solução diplomática para uma crise durante a qual Pyongyang tem ameaçado destruir os EUA, o Japão e a Coreia do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista