Mundo

Militantes que planejam ataques contra Ocidente deixam Síria

Grupo islamitas que planejava série de ataques deixou a Síria, possivelmente em direção a Noruega, disse a polícia norueguesa nesta sexta-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 10h53.

Oslo - Um grupo de militantes islamitas que planejava uma série de ataques contra o Ocidente deixou a Síria, possivelmente em direção a Noruega, disse a polícia norueguesa nesta sexta-feira.

A polícia da Noruega foi mobilizada pelo segundo dia em locais considerados de alto risco, incluindo aeroportos e estações de trem, após a unidade de inteligência policial da Noruega afirmar na quinta-feira ter recebido informações dignas de crédito de que um ataque pode ocorrer no país nos próximos dias.

"Recebemos informações de que um grupo de combatentes deixou a Síria com o objetivo de conduzir um ataque terrorista no Ocidente, e a Noruega foi especificamente citada entre seus alvos", disse o analista-chefe para o Serviço de Segurança da Polícia norueguesa, Jon Fitje Hoffmann, em uma entrevista à TV2 concedida nesta sexta.

Hoffmann não quis detalhar se os militantes tinham alguma conexão específica com a Noruega ou se integravam a comunidade muçulmana do país.

Um pequeno grupo de militantes baseados na Noruega e que ganhou experiência de combate em conflitos ao redor do mundo se tornou a maior ameaça ao país nórdico. Cerca de 50 deles estiveram na Síria nos últimos anos, disse a polícia anteriormente.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEuropaSíriaNoruegaIslamismo

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura