Mundo

Militante graduado da Al Qaeda é morto por drone dos EUA

Autoridade de alto escalão da Al Qaeda procurada e um líder local de uma afiliada do grupo militante, a Ansar al-Sharia, foram mortos no Iêmen

Drone: departamento de Estado dos EUA apontou Badani como “terrorista global” (Henry Romero/Reuters)

Drone: departamento de Estado dos EUA apontou Badani como “terrorista global” (Henry Romero/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 10h29.

Sanaa - Uma autoridade de alto escalão da Al Qaeda procurada pelos Estados Unidos e um líder local de uma afiliada do grupo militante, a Ansar al-Sharia, foram mortos no Iêmen em um ataque com drone de terça para quarta-feira, informaram fontes tribais nesta quarta-feira.

Nabil al-Dahab, líder do Ansar al-Sharia na província iemenita de Al-Bayda, foi morto juntamente com quatro outros membros da Al Qaeda, incluindo Shawki al-Badani, disseram as fontes. Badani lidera a Al Qaeda na Península Arábica e também é procurado pelos norte-americanos.

O Departamento de Estado dos EUA apontou Badani como “terrorista global”, afirmando que ele está ligado a pelo menos dois complôs contra a embaixada dos EUA em Sanaa e um atentado suicida de 2012 na capital do Iêmen que matou mais de 100 soldados.

Uma publicação de 17 de junho deste ano no site do departamento declara que o governo iemenita ofereceu uma recompensa de 100 mil dólares por informações sobre Badani, e que autoridades do país o descreveram como “um dos mais perigosos terroristas afiliados à Al Qaeda”.

Ataques com drones norte-americanos mataram no mínimo 10 supostos militantes da Al Qaeda na terça-feira no centro do Iêmen, onde os combates entre membros do Ansar al-Sharia e do grupo xiita rebelde houthi também mataram 10 pessoas, disseram as tribos.

Os confrontos irromperam em várias partes do Iêmen desde que os houthis passaram a impor seu domínio nos últimos meses, ameaçando a frágil estabilidade do país.

Forças houthis tomaram Sanaa em setembro e se disseminaram no centro e no oeste da nação, o que irritou tribos sunitas e militantes da Al Qaeda, que os veem como hereges.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaDronesIslamismoMortesTerrorismo

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles