Mundo

Milícias deixam Trípoli e entregam bases para Exército

Grupos rivais entregaram suas bases e se retiraram de Trípoli frente a uma fúria popular contra a recusa em se desarmar


	Grupos de revolucionários e seus veículos visto em Tripoli: luta para controlar os milicianos e os militantes islamistas tornou-se uma preocupação crescente
 (Ismail Zitouny/Reuters)

Grupos de revolucionários e seus veículos visto em Tripoli: luta para controlar os milicianos e os militantes islamistas tornou-se uma preocupação crescente (Ismail Zitouny/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 17h04.

Trípoli - Milícias líbias rivais entregaram suas bases ao Exército e se retiraram de Trípoli nesta quinta-feira frente a uma fúria popular contra a recusa delas em se desarmar dois anos desde que derrubaram o líder Muammar Kadafi.

A luta caótica da Líbia para controlar os milicianos e os militantes islamistas tornou-se uma preocupação crescente para as potências ocidentais, que temem que a violência no país possa se espalhar para seus vizinhos norte-africanos.

Na base aérea de Mittiga, as milícias ligadas ao Comitê Supremo de Segurança (SSC), de tendência islâmica, disseram que iriam entregar o controle para o Exército. A poderosa brigadas al Qaqaa de Zintan, no sudoeste de Trípoli, também entregou sua base, disseram comandantes e autoridades.

"Em resposta às exigências do povo, decidimos entregar nossos quartéis-generais e todas as armas dentro", disse um porta-voz da força de dissuasão, uma das milícias SSC. "Vamos nos inscrever na polícia como indivíduos".

O primeiro-ministro, Ali Zeidan, disse na cerimônia em Mittiga: "Limpar Trípoli das presenças armadas é uma decisão que vai incluir todas as brigadas armadas, sem exceção".

Mas com as forças armadas da Líbia ainda menos armadas do que os ex-combatentes, seu governo pode lutar para reassumir o controle sobre os homens armados. O próprio Zeidan foi brevemente sequestrado por uma milícia no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosGuerrasÁfricaLíbiaMuammar KadafiPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista