Protesto pela independência em Edimburgo, na Escócia: país rejeitou a independência por uma margem de 10 pontos percentuais em um referendo de 2014 (Russell Cheyne/Reuters)
Reuters
Publicado em 6 de outubro de 2018 às 17h46.
Edimburgo - Dezenas de milhares de pessoas protestaram pelas ruas de Edimburgo neste sábado para mostrar apoio à independência escocesa do Reino Unido.
Os ativistas acenaram gigantescas bandeiras azuis da Escócia e usaram saiotes enquanto se reuniam em um parque perto do prédio do Parlamento escocês.
O Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês), que apoia a secessão do Reino Unido e tem quase metade dos assentos no parlamento do país, inicia sua conferência anual no domingo.
Um jornalista da Reuters que acompanhou a manifestação estimou que havia várias dezenas de milhares de pessoas presentes. Havia um punhado de contramanifestantes a favor da união agitando bandeiras britânicas.
Os escoceses votaram por permanecer na União Europeia em 2016 por uma grande margem, mas o Reino Unido como um todo votou pela saída. O processo do Brexit, desde então, colocou o governo nacionalista descontinuado da Escócia cada vez mais em desacordo com a liderança conservadora do Reino Unido.
A Escócia rejeitou a independência por uma margem de 10 pontos percentuais em um referendo de 2014.
A maioria das pesquisas mostra que o apoio público à independência escocesa do Reino Unido ficou no mesmo patamar de 45 por cento desde a votação de 2014, embora uma pesquisa recente tenha mostrado apoio por uma divisão do Reino Unido em um sinal de descontentamento em relação ao Brexit.