Mundo

Milhares protestam em Bruxelas contra austeridade e cortes

Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em Bruxelas para denunciar as políticas de austeridade e de cortes na Europa

Manifestantes enfrentam a polícia ao fim do protesto: mais de 26 milhões de europeus estão sem emprego, dez milhões a mais que em 2008 (John Thys/AFP)

Manifestantes enfrentam a polícia ao fim do protesto: mais de 26 milhões de europeus estão sem emprego, dez milhões a mais que em 2008 (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 10h40.

Bruxelas - Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira em Bruxelas para denunciar as políticas de austeridade e de cortes na Europa.

Ao final da manifestação, convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), houve confrontos com a polícia, que usou canhões de água e gases lacrimogêneos para dispersar os manifestantes dos prédios da Comissão Europeia.

Vários militantes de sindicatos europeus, entre eles da França, Polônia e Alemanha, estavam na manifestação, onde também havia alguns trabalhadores da Grécia, um dos países mais afetados pela crise.

Segundo Emanuela Bonacina, porta-voz da CES, o objetivo da manifestação é "abrir um novo caminho na Europa, sem austeridade". Ela também pediu que nas eleições europeias de 25 de maio se vote em candidatos que mudarão a maneira que a UE é atualmente dirigida.

Mais de 26 milhões de europeus estão sem emprego, dez milhões a mais que em 2008, e em 18 dos 29 países da UE, os salários reais caíram, segundo dados dos sindicatos.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDesempregoEuropaProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial