Mundo

Milhares participam de manifestação independentista em Barcelona

Ação independentista foi convocada na cidade espanhola por ocasião do Dia da Catalunha

Catalunha: organizadores da manifestação asseguraram que os inscritos na mobilização deste ano chegam a meio milhão de pessoas (Albert Gea/Reuters)

Catalunha: organizadores da manifestação asseguraram que os inscritos na mobilização deste ano chegam a meio milhão de pessoas (Albert Gea/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 13h39.

Barcelona - Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira no centro de Barcelona para participar de uma manifestação independentista convocada por ocasião do Dia da Catalunha e que os organizadores querem converter em respaldo ao referendo soberanista de 1 de outubro.

Essa consulta foi cancelada pelo Tribunal Constitucional espanhol, ainda que os independentistas dizem não respeitar essa decisão judicial e mantêm a ideia de votar dentro de 20 dias.

Neste ano a mobilização, precedida por um minuto de silêncio em memória dos atentados jihadistas de Barcelona e Cambrils (Tarragona) de 17 de agosto, consiste em formar uma grande cruz humana entre duas avenidas perpendiculares.

Essa cruz forma o símbolo da soma e pretende demonstrar a união dos independentistas a favor da secessão dessa região de 7,5 milhões de habitantes da Espanha.

Os organizadores da manifestação asseguraram que os inscritos na mobilização deste ano chegam a meio milhão de pessoas.

Está previsto que ao término da manifestação vários líderes nacionalistas discursem.

Os organizadores convidaram os participantes a vestir uma camiseta amarela com o lema "La Diada del sí", em alusão ao voto favorável à independência na hipotética consulta de 1 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:Protestos no mundoEspanhaCatalunha

Mais de Mundo

O que acontece com as mãos de Trump? Entenda a condição do presidente dos EUA

Índia planeja grande corte de impostos diante da ameaça tarifária de Trump

Após Los Angeles e Washington, Trump prepara envio de militares a Chicago, diz jornal

Rússia e Ucrânia trocam 146 prisioneiros de guerra de cada lado