Mundo

Milhares de pessoas prestam homenagem a Ricardo III

Morte aos 32 anos de Ricardo III (monarca entre 1483 ey 1485) acabou com a Guerra Civil das Duas Rosas, entre a casa de York e os Plantagenet

Fila em frente à capital de Leicester para ver o caixão com o corpo de Ricardo III (Ben Stansall/AFP)

Fila em frente à capital de Leicester para ver o caixão com o corpo de Ricardo III (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2015 às 20h03.

Leicester - Milhares de pessoas faziam fila na catedral de Leicester nesta segunda-feira para visitar a capela de Ricardo III, que será enterrado na quinta-feira, depois de passar séculos sob o que atualmente é um estacionamento nesta cidade inglesa.

Depois de mais de 500 anos como um personagem vil da história inglesa, o rei derrotado na batalha de Bosworth, em 1485, parece ter conquistado o afeto popular e 35.000 pessoas aguardavam para prestar homenagem na catedral desta cidade da região central da Inglaterra.

Nesta segunda-feira ele será objeto de uma missa de réquiem, parte das atividades organizadas até o novo sepultamento na quinta-feira, em um caixão de carvalho feito por um de seus descendentes, o carpinteiro Michael Ibsen.

"Ricardo III não era um homem de paz. O tempo em que viveu e o papel que desempenhou por nascimento não permitiam. Mas agora rezamos por sua paz eterna", afirmará o cardeal Vincent Nichols na homilia.

O caixão do monarca era protegido por veteranos das Forças Armadas.

"Com uma história tão escabrosa, mesmo depois da morte, é um rei e merece reconhecimento", disse David Davies, de 80 anos, um dos visitantes.

O arcebispo de Leicester, Tim Stevens, disse que existe um "ar de reconhecimento" ao rei.

A morte aos 32 anos de Ricardo III (monarca entre 1483 ey 1485) acabou com a Guerra Civil das Duas Rosas, entre a casa de York e os Plantagenet.

Após sua morte, a coroa passou a Henrique VII e os reis da dinastia Tudor que, com a a ajuda de William Shakespeare e outros cronistas, descreveram Ricardo III como um vilão brutal e corcunda que não parava diante de nada, chegando a assassinar dois jovens sobrinhos para assegurar o trono.

O rei foi enterrado discretamente em um mosteiro franciscano que foi demolido em 1530 e o rastro de sua sepultura foi perdido até ser localizado, há três anos, em um estacionamento.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesFamília real britânicaInglaterraMortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente