Mundo

Milhares de pessoas fogem do norte do Japão, arrasado por incêndios florestais

Segundo informações da imprensa, o incêndio atual já se espalhou por 1.800 hectares

Incêndio: helicóptero sobrevoa um incêndio florestal na encosta de uma montanha perto da cidade de Ofunato, na prefeitura de Iwate (AFP/AFP Photo)

Incêndio: helicóptero sobrevoa um incêndio florestal na encosta de uma montanha perto da cidade de Ofunato, na prefeitura de Iwate (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 2 de março de 2025 às 12h18.

Milhares de pessoas foram evacuadas no norte do Japão diante dos maiores incêndios florestais em três décadas, que seguiam ativos neste domingo, 2 e deixaram pelo menos um morto, informaram as autoridades.

Desde que os incêndios foram declarados na quarta-feira, umas 2 mil pessoas fugiram das áreas no entorno da cidade de Ofunato, na região de Iwate, e mais de 1.200 foram evacuadas para abrigos, segundo as autoridades.

Pelo menos uma pessoa morreu queimada, e as chamas também danificaram mais de 80 edifícios.

"Seguimos avaliando a magnitude da área afetada, mas é a maior desde 1992", indicou no sábado à AFP um porta-voz da agência governamental de gestão de desastres. À época, um incêndio destruiu 1.030 hectares em Kushiro, na ilha de Hokkaido (norte).

Segundo informações da imprensa, o incêndio atual já se espalhou por 1.800 hectares.

Governo brasileiro cria estratégia para conter incêndios ambientais antes que aconteçam

Imagens aéreas exibidas pela emissora NHK mostram colunas de fumaça branca e helicópteros militares lançando água para apagar as chamas.

Segundo as informações do governo, o número de incêndios florestais havia caído desde que alcançou um ponto alto na década de 1970, mas o país registrou cerca de 1.300 em 2023, concentrados entre fevereiro e abril, quando o ar é seco e os ventos aumentam.

O ano de 2024 foi também o mais quente já registrado no Japão, segundo a agência meteorológica nacional (JMA), num contexto de multiplicação dos fenômenos extremos em todo o mundo como consequência da mudança climática.

Acompanhe tudo sobre:JapãoIncêndios

Mais de Mundo

EUA afirmam que 'mais de 50 países' já pediram revisão das tarifas de Trump

Israel ataca Hezbollah no sul do Líbano durante visita de enviada dos EUA

Macron propõe "ações fortes" contra a Rússia se continuar "dando as costas à paz"

Irã rejeita proposta dos EUA para negociações diretas sobre programa nuclear