Mundo

Milhares de pessoas continuam sem energia em Reino Unido e Irlanda devido à tempestade Eowyn

O balanço mais recente das autoridades locais mostra que cerca de 140.000 residências ainda estavam sem energia

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 26 de janeiro de 2025 às 10h25.

Centenas de milhares de residências na Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia permaneceram sem energia elétrica na noite de sábado, 25, e neste domingo, 26, após a passagem da tempestade excepcionalmente forte Eowyn.

A tempestade, que o serviço de meteorologia britânico disse ser "provavelmente a mais forte" no Reino Unido em pelo menos dez anos, atingiu a região na sexta-feira, 24, matando uma pessoa e forçando o fechamento de escolas e a suspensão de voos.

A Irlanda registrou as rajadas de vento mais fortes de sua história durante este episódio, e espera-se que a área enfrente um novo fenômeno climático neste fim de semana, a tempestade Herminia.

Os serviços meteorológicos britânico e irlandês emitiram novos alertas de neve, granizo, vento e chuva para domingo e segunda-feira.

A companhia irlandesa ESB Networks informou que havia restaurado a energia de 366.000 residências e empresas até a noite de sábado, mas 402.000 pessoas ainda estavam sem eletricidade.

Na Irlanda do Norte, cerca de 140.000 residências ainda estavam sem energia na tarde de sábado, de acordo com a NIE Networks.

Enquanto na Escócia, cerca de 35.000 residências ficaram sem eletricidade entre a noite de sábado e neste domingo. O governo escocês informou o fechamento de estradas, bem como o dos transportes ferroviário, aéreo e marítimo.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoIrlanda do NorteIrlanda

Mais de Mundo

Israel afirma que bombardeios no Líbano são resposta a ataques à sua população

Casa Branca confirma que Trump se reunirá com o presidente do Equador

Groenlândia forma novo governo diante das ameaças de anexação por Trump

Terremoto em Mianmar: por que os números de mortos e feridos são imprecisos?