Mundo

Milhares de manifestantes xiitas saem às ruas no Iêmen

Partido Congresso Popular Geral pediu a seus partidários que saiam às ruas e alertou que a prisão de seu líder agravará a crise no país

Milhares de rebeldes xiitas e partidários do antigo presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh fazem ato em Sana (Mohammed Huwais/AFP)

Milhares de rebeldes xiitas e partidários do antigo presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh fazem ato em Sana (Mohammed Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 14h40.

Sana - Milhares de rebeldes xiitas e partidários do antigo presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh se manifestaram nesta sexta-feira para protestar ante a possibilidade de que a ONU aplique sanções contra o ex-homem forte do país e contra dois chefes rebeldes xiitas.

O partido de Saleh, o Congresso Popular Geral (CPG), pediu a seus partidários que saiam às ruas e alertou que a prisão de seu líder agravará a crise no país.

O ex-presidente é considerado o principal apoio dos rebeldes xiitas, que se apoderaram de Saná e outras zonas do Iêmen desde setembro.

Os manifestantes, muitos armados e exibindo fotos de Saleh, se reuniram na praça Tahrir da capital gritando slogans contra os Estados Unidos.

Saleh deixou o poder depois de um ano de protestos contra seu regime, um movimento em que participaram os rebeldes xiitas, chamados hutis.

O avanço dos rebeldes hutis deu lugar a combates com os rebeldes sunitas, que, em em alguns casos, lutam junto à Al-Qaeda, muito ativa no Iêmen.

Acompanhe tudo sobre:IêmenIslamismoONUXiitas

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump