Milhares de holandeses se reúnem para cerimônia de abdicação da rainha Beatrix, em Amesterdã (REUTERS / Laurent Dubrule)
Da Redação
Publicado em 30 de abril de 2013 às 06h32.
Amsterdã - Milhares de holandeses se concentraram nesta terça-feira na Praça Dam, no centro de Amsterdã, para se despedir da rainha Beatrix, que abdicará do trono ainda hoje, e dar as boas-vindas ao seu primogênito, Willem-Alexander, como novo rei dos Países Baixos.
As autoridades de Amsterdã instalaram na praça, com capacidade para 25 mil pessoas, telões para que holandeses e visitantes possam acompanhar as cerimônias que começaram às 5h de Brasília.
Levando coroas de papel ou de plástico, camisetas, cachecóis e chapéus laranja, os holandeses já celebram o dia, muitos após uma longa noite de festejos em bares e cafés da cidade, que amanheceu sob um frio quase invernal.
Assim que Beatrix passar a coroa a Willem-Alexander, de 46 anos, ele se tornará o rei mais jovem das monarquias ocidentais e o primeiro homem a reinar nos Países Baixos há mais de um século. Com isso, sua esposa Máxima, terá o título de rainha consorte.
A cerimônia acontece no Palácio Real de Amsterdã, e após a cerimônia Beatrix, Willem-Alexander e Máxima, assim como suas três filhas, saudarão da sacada o povo concentrado na Praça Dam.