Mundo

Milhares de gregos se manifestam a favor de acordo

Milhares de pessoas se manifestaram para pedir ao governo que chegue a um acordo com seus credores e assegure o futuro da Grécia dentro da zona do euro


	Manifestantes protestam em Atenas, Grécia
 (Yannis Behrakis/Reuters)

Manifestantes protestam em Atenas, Grécia (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2015 às 16h46.

Atenas - Milhares de pessoas se manifestaram nesta quinta-feira em Atenas para pedir ao governo grego que chegue a um acordo com seus credores sobre o programa de resgate e assegure o futuro da Grécia dentro da zona do euro.

Sob o lema "Vivemos na Europa", 7.000 manifestantes, segundo a polícia, se concentraram na praça de Syntagma, de onde marcharam pacificamente até o pátio dianteiro do parlamento, situado a poucos metros, sem que os agentes impedissem sua passagem.

Na concentração, que foi organizado através do Facebook, alguns participantes levavam bandeiras da Grécia e da União Europeia e cartazes nos quais era possível ler como "Sim à UE".

Entre os manifestantes havia também alguns membros do principal partido da oposição, o conservador Nova Democracia.

Este protesto coincidiu com a realização do Eurogrupo que terminou hoje sem chegar a um acordo sobre a situação da Grécia, que será tratada novamente na cúpula extraordinária que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou para a próxima segunda-feira.

Por enquanto as negociações entre Grécia e as chamadas instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) seguem empacadas após a paralisação no domingo passado perante a impossibilidade de aproximar posturas sobre as propostas apresentadas por ambas partes.

Cerca de 7.000 pessoas se manifestaram ontem também em Syntagma para mostrar seu apoio ao Executivo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, nas negociações e exigir o fim das políticas de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsProtestosProtestos no mundoGréciaCrise gregaZona do Euro

Mais de Mundo

"Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas", afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76