Mundo

Milhares de catalães protestam contra o governo da Espanha

A manifestação já tinha sido convocada há alguns dias para exigir a liberdade de dois líderes de entidades sociais independentistas que foram detidos

Bandeira diz "Catalunha não é Espanha" (Chris McGrath/Getty Images)

Bandeira diz "Catalunha não é Espanha" (Chris McGrath/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 16h37.

Autoridades da Catalunha, entre elas o presidente regional, Carles Puigdemont, e milhares de pessoas participam de manifestação no centro de Barcelona contra as medidas decididas neste sábado (21) pelo governo da Espanha para restabelecer a ordem constitucional na região.

Com gritos de "independência", o protesto foi organizado com o lema: "Em defesa dos direitos e das liberdades". A manifestação já tinha sido convocada há alguns dias para exigir a liberdade de dois líderes de entidades sociais independentistas que foram detidos.

Os dois foram presos provisoriamente por ordem da Audiência Nacional da Espanha, acusados do crime de "insurreição" por promover o assédio à Guarda Civil em Barcelona quando os agentes federais faziam uma operação em uma sede do governo regional em setembro.

O vice-presidente regional da Catalunha, Oriol Junqueras, pediu que a população participe do protesto depois das medidas tomadas pelo governo de Mariano Rajoy. Para ele, os cidadãos devem proteger a Catalunha do totalitarismo.

O governo da Espanha propôs hoje a destituição de Puigdemont e de toda sua equipe, a limitação das funções do parlamento regional e a convocação de eleições no prazo máximo de seis meses.

A proposta, que ainda deve ser autorizada pelo Senado, significa que o governo central assumiria temporariamente o controle da Catalunha, comandando órgãos como a Secretaria de Fazenda e a Mossos d'Esquadra, a polícia regional.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaProtestos

Mais de Mundo

Alemanha vê sinais de avanços na disputa comercial entre UE e EUA

Departamento de Justiça dos EUA alertou Trump sobre citação em arquivos de Epstein, diz jornal

Brasil entra formalmente em ação da ONU contra Israel por genocídio em Gaza

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns