Mundo

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Presidente argentino é admirador do novo presidente americano e já o encontrou no começo do ano

Javier Milei, presidente da Argentina (Zak Bennett/AFP)

Javier Milei, presidente da Argentina (Zak Bennett/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 17h46.

O presidente da Argentina, Javier Milei, viajará na próxima semana aos Estados Unidos, onde se reunirá com o vencedor das eleições, o republicano Donald Trump, segundo confirmaram fontes oficiais à agência EFE.

Milei é um grande admirador de Trump e chegou a expressar publicamente durante a campanha eleitoral sua preferência pelo candidato republicano, que venceu as eleições na última terça-feira contra sua rival, a vice-presidente Kamala Harris.

Embora a data do encontro ainda não tenha sido confirmada, a imprensa local informou que a reunião ocorreria na Flórida, no contexto da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, em inglês), que será realizada entre quinta e sábado da próxima semana em Mar-a-Lago, Flórida, onde Trump possui uma mansão.

O primeiro encontro entre Milei e Trump aconteceu nos bastidores de uma edição da mesma conferência em 24 de fevereiro passado, em National Harbor, Maryland.

Nesta quarta-feira, o governo argentino expressou seu "apoio incondicional" à "liderança" de Trump, a quem classificou como um "exponente do mundo livre, ocidental e capitalista". Milei foi um dos primeiros líderes mundiais a felicitar o líder republicano por sua "formidável" vitória nas eleições.

"Agora, Faça a América Grande de Novo. Você sabe que pode contar com a Argentina para levar adiante sua tarefa. Sucesso e bênçãos. Abraços cordiais", escreveu o presidente argentino em seu perfil na rede social X.

Milei, líder do partido de ultradireita La Libertad Avanza, não escondeu suas preferências pelo candidato republicano durante a campanha das eleições presidenciais dos Estados Unidos e, desde que assumiu a Presidência argentina, em dezembro passado, apontou os Estados Unidos e Israel como seus principais aliados em política externa.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJavier Milei

Mais de Mundo

EUA reconhecerão governo sírio que resulte de processo sem 'interferência externa'

'Eu me vejo assumindo o cargo', diz Edmundo González Urrutia sobre Presidência da Venezuela

China supera 5 milhões de pedidos em programa de troca de carros velhos

Premiê polonês diz que negociações de paz na Ucrânia podem começar nos próximos meses