TV chilena mostra o resgate do último dos mineiros, Luis Urzua (AFP)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 14h36.
Londres - Renascimento, milagre, parto de sucesso: a imprensa mundial destaca o alívio e a felicidade em todo o planeta com o resgate dos 33 mineiros chilenos presos por quase 70 dias na mina San José, com direito a elogios para as autoridades de Santiago pela operação de salvamento.
O jornal New York Times traça um paralelo com um parto. "Um longo trabalho, cheio de tensão, às vezes cansativo, que termina com um súbito grito de vida".
"O resgate provocou lágrimas em repórteres experientes", completa o jornal, que fez uma cobertura em tempo real em sua página na internet.
"Foi um 'reality show' produzido magistralmente pelo governo chileno, que não poupou recursos para libertar os mineiros e facilitar a cobertura da mídia", destaca o NYT.
As grandes emissoras de televisão transmitiram ao vivo e em detalhes a operação de resgate. Fox, CNN e BBC dedicaram horas de programação ao 'evento'.
Na Espanha, o jornal El País afirma que o "Chile comove o mundo". No editorial com título "Não é um milagro", a publicação elogia o "exemplar trabalho dos chilenos", assim como as "instituições sólidas e competentes" do país.
O El Mundo faz uma referência religiosa com a manchete "E aos 69 dias ressuscitaram" e também ressalta o "triunfo da solidariedade".
"Salvação" estampa na primeira página o britânico Daily Mirror, que também publica uma fotografia de um mineiro em oração.
"Re-Born" (Renascimento), afirma o Daily Express, enquanto o Daily Telegraph menciona o "milagre de San José".
O Times dedica 10 páginas especiais ao "extraordinário conto de 33 homens tenazes de um país orgulhoso".
"Quem conseguiu conter as lágrimas diante desta cenas de emoção, vendo os mineiros sair de sua tumba escura e asfixiante?", questiona o Sun.
"Em um mundo torturado pelo conflito e a crueldade, é bom recordar o poder da inventividade humana e da compaixão", afirma o Daily Mail.
"Piñera, a grande vitória do presidente diretor teatral", destaca o italiano La Stampa, para o qual o magnata das comunicações Sebastián Piñera coordenou tudo sem comenter nenhum erro.
Com o título "Uma história mundial de morte e de ressurreição", o escritor chileno Antonio Skarmeta afirma no mesmo jornal ter ficado "comovido com a enorme alegria mundial".
"É muito raro que um acontecimento produza efeitos de maneira tão global e que a esperança ed um país pequeno e afastado se transforme em esperança para o mundo inteiro".
O Financial Times considera que o final feliz do acidente é um trunfo imensurável para a popularidade internacional do presidente Sebastián Piñera.
"A operação bem sucedida é um reflexo da atitude profissional de Piñera, um homem de negócios bilionário que se lançou na política quando assumiu o cargo em março", afirma o Wall Street Journal.
"Os mineiros chilenos trazem alegria ao mundo" (Kookmin Daily), "A esperança" (JoongAng Ilbo), "O drama do Chile toca os corações através do mundo"(Chosun Ilbo), "O teste que revela o poder da esperança" (Hankook Ilbo): estas foram as manchetes da imprensa sul-coreana.
"Todos estávamos envolvidos com a vida destes estrangeiros presos em uma mina a 16.000 quilômetros de nosso país", resume o Straits Times de Cingapura.
Leia mais notícias sobre o Chile
Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter