Mundo

Michel Kafando toma posse como presidente de Burkina Faso

O ex-embaixador do país na ONU tomou posso como presidente interino


	O presidente interino de Burkina Faso, Michel Kafando
 (Romaric Hien/Reuters)

O presidente interino de Burkina Faso, Michel Kafando (Romaric Hien/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 10h11.

Ouagadogou - O diplomata Michel Kafando, ex-embaixador de Burkina Faso nas Nações Unidas, foi investido nesta terça-feira como presidente de transição deste país africano até as próximas eleições gerais, previstas para novembro de 2015.

O novo líder, eleito por consenso após a derrocada popular de Blaise Compaoré, prometeu exercer seu cargo "sem abusos" e assegurou que "nada será como antes".

"Nosso país não pode ser uma república de bananas", advertiu no discurso de posse, e destacou a importância da Constituição e prometeu zelar pelos interesses dos jovens que reivindicam uma mudança na direção do governo.

O tenente-coronel Isaac Zida, que foi proclamado chefe de Estado após a queda de Compaoré, ressaltou por sua vez que o exército "cumpriu com sua obrigação" restabelecendo a ordem do país e facilitando a nomeação de um dirigente civil.

Kafando, de 72 anos, foi embaixador do Alto Volta (antiga denominação do país) entre 1981 e 1982, e depois voltaria a ser de Burkina Faso, de 1998 a 2011.

O exército assinou no domingo a Carta da Transição, pactuada com os partidos da oposição, grupos civis e líderes religiosos, que estabelece as bases para o novo governo civil de transição.

"Na história de Burkina Faso, há um antes e um depois de 30 de outubro de 2014", disse o tenente-coronel Zida após assinar a Carta.

A tentativa de Compaoré de reformar o artigo 37 da Constituição que o impedia de se candidatar pela quinta vez às eleições presidenciais em 2015 causou uma onda inédita de indignação que o obrigaram a renunciar e abandonar o país e 1º de novembro.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaONUEleições

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk