Mundo

México vê sinais de mudança sobre pagamento do muro

Trump deseja um muro na fronteira ao sul dos EUA para impedir a entrada de imigrantes ilegais e diz que é o México que vai pagar pela obra

Muro na fronteira: o ministro do Exterior do México afirmou que os dois governantes estavam em contato e se falariam nesta semana (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

Muro na fronteira: o ministro do Exterior do México afirmou que os dois governantes estavam em contato e se falariam nesta semana (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 21h22.

Cidade do México - Há sinais de que o governo dos Estados Unidos está adotando uma visão mais flexível sobre o pagamento do planejado muro de fronteira com o México, e novas reuniões para moldar relações bilaterais futuras podem ocorrer logo, disse uma importante autoridade mexicana nesta segunda-feira.

As relações entre os dois países sofreram um abalo na semana passada quando um encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o do México, Enrique Peña Nieto, foi cancelado depois que o norte-americano disse que, se o México não estava disposto a pagar pelo muro, era melhor desistir da reunião.

Trump deseja um muro na fronteira ao sul dos EUA para impedir a entrada de imigrantes ilegais e diz que é o México que vai pagar pela obra. Os mexicanos têm rejeitado isso, fazendo do assunto um tema de orgulho nacional.

Peña Nieto e Trump conversaram pelo telefone para acalmar a situação na sexta-feira, e o ministro do Exterior do México, Luis Videgaray, afirmou que os dois governantes estavam em contato e se falariam nesta semana.

"O diálogo não se rompeu", afirmou ele. "Essa é uma relação de importância extraordinária para o México."

Embora não haja uma data para um novo encontro entre os dois presidentes, reuniões entre representantes dos governos podem ocorrer nos próximos dias, disse Videgaray, que manifestou confiança de que a Casa Branca estava modificando a sua visão sobre o pagamento do muro.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana