Mundo

México rejeita ideia de moeda comum latino-americana

O chefe do Executivo mexicano disse que desconhece os detalhes da iniciativa proposta após um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández

Andrés Obrador: "Não estaríamos de acordo", disse o presidente do México (Reuters/Reuters)

Andrés Obrador: "Não estaríamos de acordo", disse o presidente do México (Reuters/Reuters)

A

AFP

Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 17h09.

Última atualização em 24 de janeiro de 2023 às 17h16.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta terça-feira, 24, que seu país rejeita aderir à ideia de criação de uma moeda comum na América Latina para transações comerciais, similar à proposta feita por Brasil e Argentina.

"Não estaríamos de acordo. Nós temos muitas razões para continuar mantendo o dólar como referência", disse o chefe de Estado em uma coletiva de imprensa.

López Obrador foi questionado sobre o anúncio feito por Brasil e Argentina na segunda, 23, de que vão explorar a possibilidade de desenvolver um mecanismo de câmbio comercial em que seja utilizada uma "moeda comum" para, assim, reduzir a dependência do dólar.

O chefe do Executivo mexicano disse que desconhece os detalhes da iniciativa proposta após um encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández.

Lula explicou que a meta é que os ministros de ambos os países façam propostas para que as transações comerciais entre as duas nações sejam feitas através de uma moeda comum.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaMéxicoMoedas

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino