Mundo

México preside Rede de Políticas Públicas da América Latina

Designação foi divulgada no encerramento da reunião intermediária anual da Rede, realizada na Cidade do México


	Enrique Peña Nieto, presidente do México
 (AFP)

Enrique Peña Nieto, presidente do México (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 22h49.

México - O México presidirá de 2015 a 2017 a Rede Latino-Americana de Políticas Públicas de Desenvolvimento, com o desafio de "avançar na integração dos países da América Latina e do Caribe", informou nesta sexta-feira a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano (Sedatu).

A designação foi divulgada no encerramento da reunião intermediária anual da Rede, realizada na Cidade do México. Os delegados de 13 países participantes aprovaram a candidatura apresentada pelo Brasil.

A atual presidente da associação, a secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional brasileiro, Adriana Melo, argumentou que sua proposta "responde ao fato de que o México avançou nas políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento regional".

Para ela o "México saberá coordenar as agendas dos países neste objetivo comum que é impulsionar o crescimento econômico da população sem acentuar as desigualdades sociais".

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Sedatu, Alejandro Nieto, agradeceu a confiança depositada no México e reconheceu o apoio técnico e econômico de organismos internacionais como a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O tema mais recente incorporado à agenda da Rede é o da migração, particularmente dos menores de idade. Segundo ele o enfoque dado pelo México ao tema das fronteiras "tem a ver com o desenvolvimento, mas também há outros assuntos como a segurança".

Em relação a fronteira sul, informou que como resultado do diálogo da Rede foi acordado um mecanismo de colaboração com a Guatemala, um dos países que mais tem sofrido com a emigração de crianças, e em breve será realizada uma reunião para discutir a questão.

Em março o Brasil passará a presidência da Rede Latino-Americana de Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional ao México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaMéxicoPolítica

Mais de Mundo

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro