Mundo

México prende chefe de cartel de drogas

Vicente Carrillo Fuentes, líder do cartel Juarez, foi preso na cidade de Torreon, no norte do país


	Policial guarda o local de crime ocorrido em Juarez
 (©AFP/Getty Images/Arquivo / Spencer Platt)

Policial guarda o local de crime ocorrido em Juarez (©AFP/Getty Images/Arquivo / Spencer Platt)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 18h30.

Cidade do México - O líder do cartel de drogas Juarez, Vicente Carrillo Fuentes, foi preso nesta quinta-feira na cidade de Torreon, no norte do México, de acordo com autoridades mexicanas, que falaram na condição de anonimato.

Carrillo Fuentes, de 51 anos, comandava o cartel fundado por seu irmão mais velho, Amado Carrillo Fuentes. O governo mexicano ofereceu uma recompensa de 30 milhões de pesos mexicanos (US$ 2,2 milhões) por sua prisão.

Carrillo Fuentes, mais conhecido como "o vice-rei", ou "o general", tomou o controle do cartel de Juarez depois que seu irmão, Amado, chamado de "o rei dos céus", morreu em 1997 em uma cirurgia estética. O apelido surtiu porque ele transportava drogas para os EUA em cargas de aviões.

Vicente atuava em uma escala mais modesta, mas em uma época mais violenta do cartel. Baseado na cidade fronteiriça de Juarez, Carrillo Fuentes liderou a gangue em uma batalha pelo controle da área de rotas de tráfico contra o cartel de Sinaloa. O conflito durou anos e deixou 8.000 mortos. A estimativa é que a área seja responsável por 70% do tráfico de cocaína com destino Aso EUA.

Foi a segunda prisão de grandes traficantes de drogas nas últimas semanas. Autoridades mexicanas capturaram Hector Beltran Leyva em 1º de outubro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogasMéxicoTráfico de drogas

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA