Mundo

México oferece lua-de-mel ao 1° casal gay casado na Argentina

Autoridades ofereceram passagens aéreas aos recém-casados e procuram o patrocínio de hotéis e restaurantes na Cidade do México e em resort de Cancún

Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento entre homossexuais (Juan Mabromata/AFP)

Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento entre homossexuais (Juan Mabromata/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2010 às 10h43.

Cidade do México - A secretaria de Turismo da Cidade do México ofereceu, nesta quinta-feira, uma lua-de-mel gratuita ao primeiro casal gay que se casar na Argentina, depois que o país fez história na América Latina ao legalizar os casamentos entre pessoas de mesmo sexo.

A oferta foi "um reconhecimento à tolerância, mas também visa a promover o turismo 'gay friendly' (nr: amigável com os homossexuais), na Cidade do México", disse o secretário de Turismo, Alejandro Rojas, por meio de um comunicado.

A Argentina se tornou, nesta quinta-feira, o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento entre homossexuais, depois de uma histórica votação no Senado que enfrentou forte controvérsia no país de maioria católica.

Autoridades da capital mexicana, que legalizaram o casamento entre homossexuais no ano passado, ofereceram passagens aéreas ao primeiro casal que se beneficiar da lei na Argentina, e procuram o patrocínio de hotéis e restaurantes na Cidade do México e no resort de Cancún, disse Rojas.

Cerca de 15% do turismo mundial - ou 150 milhões de turistas por ano - é "gay friendly", e os turistas gays são considerados diferenciados, por serem respeitosos e mãos-abertas, gastando 47% mais que os turistas heterossexuais, disse Rojas.

A Cidade do México aprovou o casamento gay e abriu o caminho para as adoções por pessoas do mesmo sexo em dezembro passado, provocando uma onda de reações de grupos religiosos e conservadores, incluindo o presidente Felipe Calderón.

O governo esquerdista da Cidade do México tem sido pioneiro em aprovar leis liberais nos últimos 13 anos, incluindo a descriminalização do aborto, em 2007.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaLegislaçãoMéxico

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino