Mundo

México e EUA prorrogam restrição a perfuração no Golfo até 2014

Cidade do México - O México e os Estados Unidos concordaram em prorrogar por três anos a moratória na prospecção de gás e petróleo ao longo da fronteira marítima comum no Golfo do México, disse o governo mexicano nesta quarta-feira. O veto à prospecção numa faixa de 1,4 milha náutica de cada lado da fronteira […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 20h19.

Cidade do México - O México e os Estados Unidos concordaram em prorrogar por três anos a moratória na prospecção de gás e petróleo ao longo da fronteira marítima comum no Golfo do México, disse o governo mexicano nesta quarta-feira.

O veto à prospecção numa faixa de 1,4 milha náutica de cada lado da fronteira deveria expirar em 1o de janeiro de 2011. A decisão ocorre num momento em que os Estados Unidos enfrentam, na sua parte do Golfo, o pior vazamento de petróleo na história do país, num poço da empresa British Petroleum.

O governo mexicano disse que uma nova prorrogação poderá ocorrer após 2014, e que os dois países vão discutir um novo tratado sobre a futura exploração de gás e petróleo na área.

Não há campos petrolíferos conhecidos atravessando a fronteira, mas o assunto foi usado pelo partido governista mexicano para reformar a legislação energética do país, em 2008, devido ao risco de que empresas que operam nas águas norte-americanas extraiam o petróleo e o gás que pertencem ao México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricosPetróleo

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump