Mundo

México espera acordo com EUA sobre imigração nesta quinta-feira

O presidente do México espera que seja feito um acordo para resolver o impasse sobre a imigração e evitar novas tarifas dos Estados Unidos

México: Trump ameça aplicar tarifas na próxima semana (Edgard Garrido/Reuters)

México: Trump ameça aplicar tarifas na próxima semana (Edgard Garrido/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de junho de 2019 às 10h46.

Cidade do México — O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que espera alcançar um acordo com os Estados Unidos para resolver um impasse sobre a imigração e evitar que o governo norte-americano imponha tarifas comerciais a produtos do país latino na próxima semana.

López Obrador disse em sua entrevista coletiva regular que estava confiante de que ambas as partes cheguem a um acordo, mas acrescentou que "todas as opções" estavam em aberto para seu governo caso o presidente dos EUA, Donald Trump, de fato imponha tarifas ao México.

Na última quinta-feira (30), Trump ameaçou impor tarifas iniciais de 5% a importações vindas do México, a partir do dia 10. A ideia é elevar as tarifas gradualmente até o patamar de 25%, em outubro, se o governo mexicano não resolver a questão da imigração ilegal.

Trump alega que o México tira vantagem dos EUA há décadas, mas que esse “abuso” irá acabar quando ele passar a tarifar produtos do país.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoMéxico

Mais de Mundo

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump

China critica tarifas unilaterais e pede multilateralismo na reunião da APEC

Irã se reúne com países europeus para discutir negociações sobre programa nuclear com EUA

Hamas acusa Netanyahu de 'continuar genocídio em Gaza' após novos ataques