Mundo

México emite alerta por roubo de material radioativo

Comunicado destaca que a Defesa Nacional, a Marinha e a Polícia Federal também foram comunicados sobre o roubo

Oficiais da Proteção Civil do México isolam área próxima de local em que foi recuperado material radioativo roubado em 18 de junho (Victor Rojas/AFP)

Oficiais da Proteção Civil do México isolam área próxima de local em que foi recuperado material radioativo roubado em 18 de junho (Victor Rojas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2015 às 10h04.

Cidade do México - O México emitiu um alerta para cinco Estados devido ao roubo de Irídio-192, um componente radioativo de uso industrial, em Tabasco, no leste do país, informou nesta quarta-feira o ministério do Interior.

O alerta foi enviado "às unidades estaduais da Defesa Civil dos estados de Tabasco, Campeche, Chiapas, Oaxaca e Veracruz (...) pelo roubo de uma fonte radioativa no município de Cárdenas, em Tabasco".

O comunicado destaca que a Defesa Nacional, a Marinha e a Polícia Federal também foram comunicados sobre o roubo.

Segundo o ministério, a empresa Garantia Radiográfica e Engenharia informou à Comissão Nacional de Segurança Nuclear que o material radioativo "foi subtraído de uma caminhonete" na noite do dia 13 de abril, no município de Cárdenas.

O Irídio-192, utilizado na radiografia industrial móvel, é um material "da categoria 2, o que significa que fora do recipiente será uma fonte muito perigosa para as pessoas".

As autoridades advertem que o manejo do Irídio-192 sem a segurança adequada pode causar lesões permanentes à pessoa e aos que mantiverem contato com ela durante algumas horas, com risco de óbito em caso de contato prolongado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMéxicoCrimePolícia FederalRoubos

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk