Mundo

México descobre grandes reservas de gás natural na fronteira com os EUA

A descoberta pode aumentar a produção no país de três a seis vezes, segundo o ministro da Energia, Jordy Herrera

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica (Divulgação)

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 08h14.

Brasília – As autoridades do México confirmaram a descoberta de grandes reservas de gás natural não convencional na fronteira com os Estados Unidos. A descoberta pode aumentar a produção no país de três a seis vezes, segundo o ministro da Energia, Jordy Herrera. Essa região fronteiriça é também a mais violenta do México, onde atuam os cartéis do tráfico de drogas, armas e pessoas.

Herrera disse que a empresa responsável pelo setor de gás, a Petróleos Mexicanos (Pemex), vai avaliar os novos poços para "determinar exatamente o potencial" das reservas e escolher os melhores parceiros para iniciar a exploração. "É uma grande região do nosso país, onde podemos encontrar esse tipo de gás natural", destacou ele, informando ainda que há distintos tipos de gás que requerem métodos diversificados também.

O ministro acrescentou que em breve o México deixará de importar gás e poderá desenvolver sua indústria petroquímica. Os últimos dados indicam que o país produz 46,2 bilhões de gás para um consumo de 54,1 bilhões. O pico de consumo ocorre durante o inverno. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)GásMéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump divulga arquivos do FBI sobre morte de Martin Luther King; família do ativista se opõe

Irã anuncia que retomará programa de enriquecimento de urânio, apesar de danos nas instalações

Funcionários da Nasa expressam rejeição à direção da agência sob o governo Trump

Juíza pede que governo Trump justifique corte bilionário de fundos para Harvard