Mundo

México adere a resgate de idiomas ameaçados de extinção

Iniciativa será baseada na tecnologia do buscador Google, está focada na difusão pela internet das línguas com risco de extinção

Cena do vídeo do projeto Endangered Languages: Portal reúne  pesquisadores que trocam informação sobre idiomas que estão em risco (Reprodução)

Cena do vídeo do projeto Endangered Languages: Portal reúne pesquisadores que trocam informação sobre idiomas que estão em risco (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 22h08.

México - O México aderiu nesta terça-feira ao projeto internacional ''Línguas em Perigo de Extinção'', que procura incentivar a troca global de informação sobre idiomas que podem deixar de existir.

O Instituto Nacional de Antropologia e História anunciou em comunicado que esta iniciativa, que será baseada na tecnologia do buscador Google, está focada na difusão pela internet das línguas com risco de extinção e se centralizará no site.

No portal, que já está disponível, pesquisadores, instituições, universidades e entidades públicas trocam informação sobre idiomas que estão em risco.

O projeto, além disso, permitirá registrar amostras de línguas ameaçadas, e oferecer a possibilidade compartilhar cada uma delas, assim como pesquisar sobre estes idiomas, oferecendo sugestões aos que trabalham com a documentação e a proteção destes.

A Aliança para a Diversidade Lingüística, que reúne cerca e 30 organizações de todo o mundo, será a entidade encarregada de ''acelerar, reforçar e catalisar a atividade relacionada com a documentação de línguas em perigo''.

Além disso, dará apoio as comunidades que lutam pela proteção e revitalização de suas línguas, e transmitirá informação sobre diferentes formas de combater a ameaça de desaparecimento dos idiomas.

O Instituto anunciou que se uniu a plataforma de arquivos digitais sobre os dialetos maternos do México, que incluem gravações de cantos, contos, documentários e textos interativos relacionado com os idiomas em perigo.


''Um idioma é a forma como pensamos, um mundo desaparece se some uma língua, por isso, o Instituto se soma com entusiasmo ao Projeto Línguas em Perigo de Extinção'', afirmou o diretor-geral do Instituto Nacional de Antropologia e História, Alfonso de Maria.

O diretor do Instituto Nacional de Línguas Indígenas, Javier López, após dirigir uma saudação em sua língua mãe, maia tzeltal, afirmou que a instituição incluirá na nova plataforma web os catálogos das línguas indígenas nacionais, com seus referências estatísticas (cidade, município e estado).

Segundo especialistas, quase a metade das sete mil línguas que se falam atualmente no mundo pode desaparecer ao término do século XXI.

Assista ao vídeo sobre o projeto:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:América LatinaEducaçãoMéxico

Mais de Mundo

Argentina registra décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro

Biden e Xi participam da cúpula da Apec em meio à expectativa pela nova era Trump

Scholz fala com Putin após 2 anos e pede que negocie para acabar com a guerra

Zelensky diz que a guerra na Ucrânia 'terminará mais cedo' com Trump na Presidência dos EUA