Mundo

Meteoro estrondoso ilumina os céus da Noruega

Dados preliminares sugerem que um meteorito pode ter atingido a Terra em uma grande área arborizada, chamada Finnemarka, apenas 60km a oeste da capital Oslo

Meteoro ilumina o céu em Holmestrand. (HOLMESTRAND UTVIKLING AS/Reuters)

Meteoro ilumina o céu em Holmestrand. (HOLMESTRAND UTVIKLING AS/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 25 de julho de 2021 às 15h51.

Um "meteoro anormalmente grande" iluminou brevemente o céu no sul da Noruega neste domingo, causando um som espetacular e um feixe de luz, e uma parte dele pode ter atingido a Terra, possivelmente não muito longe da capital Oslo, disseram especialistas.

Não há relatos imediatos de ferimentos ou danos.

Relatos de avistamentos do meteoro começaram a chegar por volta da 1h da manhã, com o fenômeno sendo visto até em Trondheim, cidade mais ao norte do país nórdico.

Uma câmera em Holmestrand, ao sul de Oslo, capturou uma bola de fogo caindo do céu e explodindo em um flash brilhante iluminando uma marina.

A rede norueguesa Meteor segue analisando imagens de vídeo e outros dados neste domingo para tentar localizar a origem e o destino do meteoro.

Dados preliminares sugerem que um meteorito pode ter atingido a Terra em uma grande área arborizada, chamada Finnemarka, apenas 60km a oeste da capital Oslo, segundo a rede.

"Isso foi uma loucura", disse Morten Bilet, da Meteor. Ele viu e ouviu o meteoro.

"O que tivemos na noite passada foi uma grande rocha viajando provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteróides. E quando isso acontece, cria um estrondo, luz e muita empolgação entre nós (especialistas) e talvez algum medo entre outros", disse Bilet.

Acompanhe tudo sobre:MeteoritosNoruega

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump