Mundo

Metade dos russos tem opinião negativa sobre União Europeia e EUA

Ao mesmo tempo, 54% dos indagados tem uma má imagem da Ucrânia

Rússia: um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética" (lya Naymushin/Reuters)

Rússia: um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética" (lya Naymushin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 11h05.

Moscou - Metade dos russos tem uma opinião negativa sobre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo centro sociológico Levada, embora a percepção da população sobre o Ocidente em geral tenha melhorado em comparação com o ano passado.

Entre os entrevistados, 47% manifestaram ter uma atitude negativa em relação à UE, enquanto 39% a qualificaram como "boa" e outros 14% não souberam responder à pergunta.

Quanto aos EUA, 49% dos russos afirmaram ter uma opinião "ruim" ou "muito ruim" sobre país, enquanto 37% disseram ter uma imagem "boa" ou "muito boa".

Um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética, inclusive pela força se necessário".

Neste sentido, mais da metade dos russos não considera que a Ucrânia (53%) e Belarus (61%) sejam dois países estrangeiros.

Ao mesmo tempo, 54% dos indagados tem uma má imagem da Ucrânia, que acusa Moscou de ter invadido com suas tropas a parte oriental do país para respaldar os separatistas pró-Rússia contra Kiev.

As relações entre Rússia e Ucrânia passam pelo seu pior momento da história, enquanto Moscou e o Ocidente atravessam uma tensão sem precedentes desde a Guerra Fria após a anexação da Crimeia.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)União EuropeiaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura

Israel diz que busca 'acordo integral' e continua sem responder proposta aceita por Hamas

Governo dos EUA pode se tornar acionista de grandes empresas de armamentos, diz secretário

ONU exige responsabilização de Israel após ataque aéreo em Gaza; seis jornalistas morreram