Mundo

Metade dos processados em Londres é menor de 18 anos

Menina de 11 anos detida em Nottingham confirmou que participou dos distúrbios na cidade

Garoto joga pedra contra policiais enquanto carro pega fogo em Londres (Dan Istitene/Getty Images)

Garoto joga pedra contra policiais enquanto carro pega fogo em Londres (Dan Istitene/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 14h12.

Londres - A metade dos processados em Londres pelos distúrbios ocorridos desde sábado é menor de 18 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Scotland Yard.

Na capital britânica, houve até agora 922 detenções enquanto 240 deles já se apresentaram perante o juiz e foram processados. Em Nottingham (centro da Inglaterra) entre os acusados formalmente está uma menina de 11 anos. A menor declarou perante o juiz e admitiu ter participado dos distúrbios em Nottingham, quebrando vitrines de uma loja de roupas.

A menina, que assegurou perante o juiz ter sido incitada por um grupo de jovens, terá que cumprir uma pena especial, que estará sob a supervisão dos serviços sociais durante nove meses e ficará livre das acusações se durante esse período não cometer mais delitos.Seu pai tentou justificá-la no julgamento ao assegurar que, por sua idade, é "facilmente manipulável", segundo informou o jornal "The Guardian" em seu site.

A idade de responsabilidade criminal no Reino Unido abrange menores de idades entre 10 e 17 anos, que só poderão ser processados em tribunais para adultos caso tenham cometido delitos como roubo, incêndios provocados e violência.

Em Nottingham foram detidos também três meninos de 14 anos, acusados de desordens públicas. Por outro lado, um menino de 15 anos está sob custódia em Birmingham por ter aproveitado os distúrbios para roubar 13 pacotes de chicletes e 21 chocolates.

Outros dois jovens de 17 anos foram detidos em Londres por roubarem várias lojas, entre elas uma de roupa de marca e joalherias.

Na região de West Midlands, no centro da Inglaterra, outros seis menores passaram também pelo julgamento.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJustiçaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoViolência urbana

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô