Vazamento de radiação do reator nuclear Daiichi vem em momento desafiador para Merkel (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2011 às 16h30.
Berlim - A chanceler alemã Angela Merkel, cujo governo expandiu o tempo de vida de usinas nucleares, chamou ministros do gabinete para uma reunião neste sábado (12), em meio a temores de vazamento no Japão, disse seu porta-voz.
O vazamento de radiação do reator nuclear Daiichi vem em momento difícil para Merkel, cujos aliados conservadores enfrentam três eleições estaduais em março, diante das preocupações com segurança nuclear que podem dar força a seus oponentes. Mais cedo, os opositores social-democratas e os verdes aproveitaram o acidente do Japão para pedir mudança na política nuclear da Alemanha.
A oposição já disse diversas vezes que as usinas nucleares alemãs não suportariam o impacto de aeronaves ou um terremoto, apesar de a Alemanha ser muito menos propensa a sofrer terremotos que o Japão.
A decisão do governo, no ano passado, de manter 17 usinas nucleares funcionando por cerca de 12 anos além do período estabelecido para fechamento provocou uma larga escala de protestos e pesou na popularidade da coalizão de Merkel.