Mundo

Merkel se reúne na China com mulheres de advogados detidos

A chanceler alemã, Angela Merkel, apresentou o tema dos direitos humanos na China durante reunião em Pequim com o primeiro-ministro chinês

Merkel: a chanceler alemã se reuniu com a esposa de Wang Quanzhang, detido em 2015 por pedir eleições livres na China (Jason Lee/Pool/Reuters)

Merkel: a chanceler alemã se reuniu com a esposa de Wang Quanzhang, detido em 2015 por pedir eleições livres na China (Jason Lee/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 28 de maio de 2018 às 09h46.

A chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniu em sua recente visita à China com as mulheres de dois advogados detidos - uma iniciativa pouco habitual para um governante ocidental.

Merkel se encontrou na quinta-feira com Li Wenzu, mulher do advogado Wang Quanzhang, detido em julho de 2015, e com Xu Yan, esposa de Yu Wensheng, processado no início do ano por ter solicitado eleições livres.

Merkel disse ter apresentado o tema dos direitos humanos na China durante uma reunião na quinta-feira em Pequim com o primeiro-ministro Li Keqiang.

A chanceler alemã recebeu o pedido para abordar especificamente o caso de Liu Xia, a viúva do prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo, que está de fato sob prisão domiciliar há oito anos, sem ter sido condenada.

A associação Human Rights Watch esperava que Merkel conseguisse levar Liu Xia com ela de volta para a Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelChinaDireitos HumanosPrisões

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez