Mundo

Merkel lembra Mandela como líder que mudou o país

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um pronunciamento para lembrar o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, como líder político

A chanceler alemã, Angela Merkel: "conhecê-lo foi um dos momentos de mais apreço da minha carreira política", disse Merkel sobre Mandela (Tobias Schwarz/Reuters)

A chanceler alemã, Angela Merkel: "conhecê-lo foi um dos momentos de mais apreço da minha carreira política", disse Merkel sobre Mandela (Tobias Schwarz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 10h24.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um pronunciamento nesta sexta-feira para lembrar que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, como líder político, mudou o destino de seu país com sua "força".

A chefe do Governo alemão, que ontem enviou uma mensagem de condolências por escrito após saber sobre a morte de Mandela, ressaltou que o líder da luta contra o Apartheid era uma "pessoa maravilhosa".

"Conhecê-lo foi um dos momentos de mais apreço da minha carreira política", disse Merkel em uma breve declaração.

A chanceler caracterizou Mandela como "um exemplo para o mundo inteiro" e destacou que os anos nos quais passou na prisão não o fizeram perder a vontade pela reconciliação.

"Os muitos anos que passou na prisão não mudaram Nelson Mandela. De sua mensagem pela reconciliação surgiu uma África do Sul nova e melhor", apontou.

"O exemplo de Nelson Mandela e seu legado político a favor da liberdade e a não violência, assim como seu repúdio a qualquer tipo de racismo ficarão como uma inspiração para o mundo inteiro e por muito tempo", acrescentou a chanceler.

Por sua vez, o presidente alemão, Joachim Gauck, assegurou que o ex-presidente sul-africano encarnava "a reconciliação e a justiça", além de um exemplo de como é possível superar o ódio, a violência e o racismo.

"Como grande homem de estado, encarnava como poucos em sua própria pessoa a reconciliação, a paz e a justiça", disse em mensagem de condolências à viúva de Mandela, Graça Machel.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelNelson MandelaPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump