Mundo

Merkel espera obter hoje um acordo sobre novo resgate à Grécia

A chanceler alemã ressaltou que a cúpula dos líderes da eurozona desta quinta-feira representa "mais um grande passo" para solucionar a crise da dívida

Angela Merkel espera conversas "construtivas" com seus colegas (Odd Andersen/AFP)

Angela Merkel espera conversas "construtivas" com seus colegas (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 08h44.

Bruxelas - A chanceler alemã, Angela Merkel, espera que os líderes da eurozona aprovem nesta quinta-feira o segundo resgate à Grécia para solucionar a crise da dívida e acalmar os mercados.

"Eu espero que seja aprovado um novo pacote de ajuda à Grécia", disse Merkel ao chegar à cúpula de chefes de Governo e de Estado dos 17 países que fazem parte da zona do euro.

Ela ressaltou que a cúpula extraordinária desta quinta-feira representa "mais um grande passo" da eurozona para solucionar a crise da dívida e disse que, com um novo plano de resgate à Grécia, a zona do euro enviaria um "importante sinal" aos mercados, que nas últimas semanas castigaram outros países periféricos como Espanha e Itália.

A chanceler alemã espera conversas "construtivas" com seus colegas, sobretudo depois que estabeleceu na noite desta quarta-feira em Berlim com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, uma linha comum sobre o segundo resgate à Grécia.

Os líderes do eixo franco-alemão informaram sobre seu plano ao presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, que se uniu à reunião, e, por telefone, ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Fontes diplomáticas informaram à Agência Efe que Merkel se reunirá antes do início da cúpula com o primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou.

A princípio se trata de uma reunião bilateral, mas não se descarta a participação de mais líderes.

Sarkozy chegou a Bruxelas momentos antes de Merkel e Papandreou também já se encontra no Conselho.

Segundo o periódico alemão "Bild", também participarão da cúpula desta quinta-feira o presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, e outro importante banqueiro francês.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosEuropaPiigsUnião EuropeiaAngela MerkelGréciaCrise grega

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'